Instituto Pensar - São Paulo terá 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual

São Paulo terá 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual

por: Mônica Oliveira


A mostra contará com um webinar especial que vai marcar a abertura do evento

1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo começa na terça-feira (1/9) com a exibição de 33 filmes, de 21 países, gratuitamente pela plataforma #culturaemcasa. Serão 22 longas de ficção, dois curtas de animação e nove documentários inéditos no Brasil. As sessões acontecerão duas vezes por dia, uma às 19h e outra às 22h, até 30 de setembro.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, consulados, embaixadas e institutos estrangeiros. "Realmente estamos produzindo algo que é um acontecimento em termos culturais e em termos diplomáticos, de relação diplomática de São Paulo com esses países?, disse o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Abertura da mostra

Um webinar especial com o crítico de cinema Miguel Barbieri Júnior vai marcar a abertura do evento no dia 1º, às 15h. Barbieri vai debater com autoridades governamentais o panorama atual da produção audiovisual no Brasil e sua importância para a aproximação entre países e culturas. Em seguida, será exibido o filme "Sabores do Templo? (Coréia do Sul).

Leia também: Mostra de Cinema de Ouro Preto será virtual pela primeira vez

Entre as produções de destaque na mostra, também está a sátira à divisão da sociedade indiana em castas, "Hindi Medium?. O filme é protagonizado por Irrfan Khan, morto em abril deste ano, que ficou famoso por produções como "Quem Quer Ser um Milionário? e as "Aventuras de Pi?.

Confira a programação completa aqui.

Cultura em casa

A mostra faz parte da campanha "Cultura em casa?, lançada em março pelo governo de São Paulo, com o objetivo de oferecer conteúdo cultural online durante a pandemia do coronavírus. A ação é um trabalho conjunto com as organizações sociais (OSs), que fazem a gestão de espaços culturais, corpos artísticos, programas e eventos.

Desde então, os museus, bibliotecas, teatros, auditórios e centros culturais foram convocados a realizar curadoria de seus conteúdos para veiculação online de shows de música, espetáculos, visitas virtuais, palestras e ebooks.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: